Home Notícias Câmpus SMO irá apresentar 12 projetos durante o Sepei 2017

banner fic 2017 1 3

Câmpus SMO irá apresentar 12 projetos durante o Sepei 2017 PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Agosto de 2017 15:36

Inicia na próxima segunda-feira (04) o 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei). O Câmpus São Miguel do Oeste irá apresentar 12 projetos desenvolvidos na unidade nos últimos meses.

O câmpus será representado por uma delegação de 27 pessoas (15 alunos e 12 professores e técnicos-administrativos). Eles embarcam no domingo (03), às 23h59, no próprio Câmpus SMO. O evento ocorre entre os dias 4 e 6 de setembro, em Itajaí (SC).

Entre os projetos está “Desenvolvimento e caracterização de farinha da casca do abacaxi”, desenvolvido por alunos e professores do Ensino Médio Técnico em Agroindústria. “Nas indústrias que processam frutas e hortaliças, uma quantidade crescente de resíduos agroindustriais são gerados e acabam não sendo utilizados, a exemplo de talos, sementes, bagaços e cascas de frutas. O trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a caracterização físico-química de farinha de casca de abacaxi”, explica a aluna Makely Wingert.

A aluna ainda relata que os resultados mostram que é possível aproveitar este resíduo agroindustrial, de forma a minimizar o impacto ambiental gerado pelas indústrias de alimentos.

Outro projeto é um relato de experiência sobre as atividades culturais da Biblioteca do câmpus, desenvolvidas na IV Semana do Livro e da Biblioteca que ocorreu em outubro de 2016. O trabalho é da bibliotecária e das auxiliares de biblioteca. “Foram dez dias de atividades culturais planejadas e desenvolvidas com o intuito de promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações culturais e artísticas”, relata a bibliotecária Dirce Werlang.

Lista de projetos do Câmpus SMO:

- Desenvolvimento e caracterização de farinha da casca do abacaxi – Autor principal: Stefany Grützmann Arcari

- Características nutricionais da guabiroba desidratada e aplicação na formulação de barras de cereais – Autor principal: Stefany Grützmann Arcari

- Atividade antimicrobiana de extratos de casca de abacate (persea americana) sobre bactérias patogênicas – Autor principal: Larissa Vargas Becker

- Composição química da guabiroba durante a maturação – Autor principal: Stefany Grützmann Arcari

- Uso de plantas medicinais e sua finalidade na comunidade rural de Guataparema – Guaraciaba/SC – Autor principal: Daniela Lauermann

- Relato de experiência: atividades culturais da biblioteca do Câmpus São Miguel do Oeste – Autor principal: Dirce Griebeler Bruxel Werlang

- Identidade e corporeidade: a relação dos estudantes do IFSC Araranguá com o ideal do corpo canônico – Autor principal: Valdir Eidt

- A proposição de Libras no ensino e aprendizagem do curso Técnico em Agroindústria – Autor principal: Yussef Parcianello

- Modelagem matemática na otimização de um sistema leiteiro – Autor principal: Simone Raquel Casarin Machado

- Voz e movimento, arte e cultura no IFSC Câmpus SMO – Autor principal: Tomé de Pádua Frutuoso

- O protagonismo do Proeja em território campesino – Autor principal: Maria Helena Mosquen

- Relato da experiência no intercâmbio estudantil e desenvolvimento do projeto de pesquisa "extração de compostos fenólicos para a valorização de resíduos agroalimentares" – Autor principal: Tahis Regina Baú

Saiba mais sobre o SEPEI:

O SEPEI tem por objetivo divulgar as experiências práticas e os resultados, bem como as relevantes tendências na área da inovação tecnológica, desenvolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão pela comunidade acadêmica do IFSC, assim como convidados externos.

O Sepei 2017 reunirá relatos de experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas modalidades “apresentação oral” e “mostra digital de pôster”.

Para integrar as abordagens e promover reflexões e troca de experiências, o evento reunirá resumos expandidos dos trabalhos em quatro Divisões Temáticas (DT):

DT 1 – Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

DT 2 – Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

DT 3 – Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

DT 4 – Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC e Coordenadoria de Jornalismo do IFSC