Home Notícias Alunas do Ensino Médio Técnico estão com as malas quase prontas para estudar em Portugal
Alunas do Ensino Médio Técnico estão com as malas quase prontas para estudar em Portugal PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Agosto de 2017 17:13

Duas estudantes do Câmpus SMO embarcam no mês de setembro para um intercâmbio na cidade de Porto, em Portugal. Priscila Dalla Costa e Alessandra Paloschi, 17 anos, são estudantes do Ensino Médio Técnico em Agroindústria. Além de terem a mesma idade e estudarem no último módulo do mesmo curso, as duas tinham o mesmo sonho: participar do Propocie, o programa de intercâmbio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Alessandra ingressou no Câmpus SMO do IFSC, há quatro anos, pensando em participar do programa. “Um dos motivos de eu ter vindo estudar no IFSC foi exatamente essa possibilidade de intercâmbio, então isso foi algo que eu sempre quis”, lembra a aluna que foi aprovada na terceira tentativa.

Já Priscila conta que ao iniciar o Ensino Médio Técnico, soube da existência do Propicie e desde então sentiu vontade em participar. “É uma oportunidade que acrescenta e muito no currículo, mas principalmente na minha vida, afinal de contas, passar um período sozinha e em outro país é algo que faz você mudar totalmente sua rotina e hábitos”, afirma.

Alessandra embarca no início de setembro para Porto, em Portugal. Ela fica até o início de dezembro. “Irei participar do projeto GMO-sensor, que é um projeto que vai desenvolver sensores para detecção de organismos geneticamente modificados, como soja e milho por exemplo. Ele já é um projeto existente e em andamento, que surgiu entre uma cooperação de Portugal, Espanha, França, Brasil e Argentina e que foi financiado pela Comissão Europeia”, explica.

Priscila vai para o mesmo país, mas embarca um pouco depois, no final de setembro e fica até o final de dezembro. “Desenvolverei um projeto de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto (IPP), cursando as disciplinas próprias do projeto e darei continuação ao projeto de pesquisa 'Extração de compostos fenólicos para a valorização de resíduos agro-alimentares".

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC